Living Lab é inaugurado na capital sul-mato-grossense para estimular startups

Living Lab é inaugurado na capital sul-mato-grossense para estimular startups

Afranio_Pissini_-_Sebrae_MS - Living Lab

* Por Agência Sebrae

Foi inaugurado na última sexta-feira, 3 de junho, o Living Lab MS, em Campo Grande, em evento que reuniu empreendedores, especialistas em startups, representantes de entidades de apoio ao empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento; além de profissionais de mercado.

O local, inédito em Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa do Sebrae em conjunto com 30 instituições públicas e privada. O espaço, localizado na Rua Brasil, 205 (próximo ao Sebrae), foi criado para estimular o ecossistema de empresas que tenham como base inovação e tecnologia; promovendo modelos de negócios escaláveis (replicáveis facilmente e com baixo custo) e também aqueles com pretensões de solucionar problemas sociais.

“Temos que pensar ‘fora da caixa’. Buscar maneiras criativas e ágeis de colocar no mercado produtos e serviços antes não imaginados”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e também presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

O diretor de operações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado, Tito Estanqueiro, destacou que “o sucesso da iniciativa dependerá do engajamento conjunto das pessoas; sejam as que estão à frente de instituições e empresas, ou os integrantes da comunidade em geral interessados em abrir negócios transformadores da realidade do País”.

Segundo os idealizadores do projeto, o Living Lab MS apoiará desde a construção de ideias e teste de produtos – por meio de consultorias – até no suporte com ferramentas gerenciais que permitam consolidá-las no mercado. No decorrer da estruturação do espaço, dez empreendedores já manifestaram interesse antes mesmo da solenidade de inauguração, e têm suas ideias, em fase embrionária, acompanhadas por especialistas.

Saulo Arruda, sócio-proprietário da Jera (empresa de desenvolvimento de softwares com sede na Capital) e um dos mentores que ajudará os participantes do “laboratório de empreendedorismo”, garante que o momento representa um marco para a evolução do ecossistema de startups no estado. “É uma revolução, pois traz um horizonte de oportunidades e agregará diversas pessoas. Daqui a 10 anos a gente vai se orgulhar de participar de algo como isto”, afirma.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, destacou que é importante para o Governo de MS acompanhar de perto “essa geração que empreende de forma diferente das quais estamos acostumados”. De acordo com ele, além de gerar novas empresas, o espaço evidenciará necessidades dos empreendedores que podem ser sanadas por meio políticas públicas de apoio à tecnologia e inovação. “É necessário enxergar e criar condições para uma nova fonte de desenvolvimento para o estado”.

Serviço

Até a próxima semana, um site exclusivo do Living Lab MS estará no ar. Nele, será possível preencher uma ficha de inscrição para que sejam avaliados critérios que definem se o modelo de negócio se encaixa como uma startup ou não. Até lá, os interessados em informações sobre o funcionamento do espaço podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

Por Bruno Navarros, da Agência de Notícias Sebrae

O post Living Lab é inaugurado na capital sul-mato-grossense para estimular startups apareceu primeiro em Startupi.

Leia Mais Em: Living Lab é inaugurado na capital sul-mato-grossense para estimular startups.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta